Notícias

Por sugestão da CNTur, PLS 465 do Senado dá título de Cidades Olímpicas, locais de nascimento de medalhistas

Por sugestão da CNTur – Confederação Nacional do Turismo, que agrega entre as entidades filiadas a Federação Nacional de Clubes Desportivos, apresentou sugestão ao senador Gim Argello (PTB-DF), para a apresentação de proposta legislativa conferindo aos municípios onde tenham nascido atletas medalhistas olímpicos o título de Cidades Olímpicas. Ao acatar a sugestão do presidente Nelson de Abreu Pinto, o senador apresentou o PLS (Projeto de Lei do Senado) n° 465/2013 dispondo sobre o assunto, que se acha tramitando pela Comissão de Educação e cultura, aguardando parecer.

Justificação

O senador Gim Argello justifica a proposição, como tendo o objetivo instituir mais uma forma de reconhecimento para os municípios em que tenham nascido atletas brasileiros que vierem a ganhar medalhas em jogos olímpicos.

“Sabemos que, ao longo de sua carreira de preparação esportiva, muitas vezes o atleta se distancia de seus vínculos comunitários. Frequentemente, o desportista, à procura de uma estrutura mais adequada para sua preparação no desporto de alto rendimento, busca os grandes centros e, em alguns casos, parte para o exterior.

“Entretanto, sabemos que é nos municípios - e, em alguns casos, nas primeiras etapas da educação escolar - que se manifestam os talentos esportivos. E, apesar de ser importante a existência dos centros de treinamento de alta tecnologia, geralmente situados nas grandes cidades, é preciso fomentar as manifestações do desporto na base.

“Quando um atleta conquista uma medalha olímpica, não é apenas ele que se consagra; temos, naquele momento, a concretização de toda uma cadeia de formação de talentos esportivos que se inicia na descoberta dos atletas, na escolha adequada da modalidade esportiva, na oferta das condições próprias para o treinamento e para uma vida saudável e, por fim, na preparação de alto nível que antecede as competições e a subida no pódio.

“O atleta, naquele instante da premiação, ao som do hino de seu país, consubstancia um conjunto de esforços e de ações de instituições públicas e privadas que resultaram nas condições para a vitória”. E essa vitória começou a ser construída, regra geral, na tenra infância, em sua terra natal.

“Por fim, ao homenagear essas cidades, criaremos um duplo incentivo: por um lado, motivaremos as crianças a seguirem o exemplo de seus concidadãos e a optarem pelo caminho saudável e produtivo do esporte; por outro, mostraremos aos gestores municipais de áreas como esportes e educação que o País reconhece seu esforço na promoção das condições necessárias para o desenvolvimento do enorme potencial esportivo a ser aproveitado.

“Pelas razões expostas, pedimos o apoio de nossos pares para a aprovação desta proposição”, concluiu o senador Gim Argello.

 
 
Parceiros:

     

Mapa do Site
| Contato
Melhor visualizado em1024x768
Copyright 2000/2008 SINHORES-SP Ltda. Site desenvolvido por Departamento de informática do SINHORES-SP